sexta-feira, 24 de julho de 2009

- Massagem Tecido Conjuntivo

Informações: Massagem do Tecido Conjuntivo


A massagem do tecido conjuntivo foi desenvolvida originalmente por uma fisioterapeuta alemã, Elizabeth Dicke, entre as duas grandes Guerras Mundiais do século XX durante uma grave afecção vascular em sua própria perna.


Com algumas manobras específicas da região dorsal verificou melhoras em seu quadro clínico até obter a cura. Dicke e outros pesquisadores afirmam que esta massagem afeta o sistema nervoso autônomo e, por ação reflexa, corrige as disfunções vegetativas do corpo.



Conheça um pouco sobre a anatomofisiologia da região dorsal



Músculos localizados na Região Dorsal



Coluna Vertebral – Medula espinhal – Nervos


Coluna Vertebral – Medula espinhal – Nervos




Medula espinhal – Nervos




.

.


Medula espinhal – Nervos

A medula espinhal faz parte do sistema nervoso central que comanda toda a atividade orgânica. A partir dela, emergem feixes nervosos que se direcionam para todas as estruturas de nosso corpo, sempre aos pares nos diversos segmentos existentes de nossa coluna vertebral (cervical, torácica, lombar e sacral).

Coluna Vertebral – Medula espinhal – Nervos – Inervação Sistêmica


DERMÁTOMOS

Regiões cutâneas inervadas pelos diversos segmentos da medula espinhal



Corresponde a uma área da pele que é inervada por fibras nervosas de uma única raiz dorsal, emergente de cada um dos segmentos vertebrais.




Massagem do Tecido Conjuntivo
Respostas reflexas cutâneo-viscerais e víscero-cutâneas.

Desde o final do século XIX sabe-se que uma doença visceral pode causar alterações na pele (reflexo víscero-cutâneo) em áreas bem definidas do organismo humano. São as chamadas “Zonas de Head”, descrito em 1889 pela primeira vez. Vários órgãos e regiões dos tecidos conjuntivos são inervados por pares de nervos que emergem de cada lado de um segmento da coluna vertebral.


Um conceito fundamental é o de que alterações patológicas que afetam qualquer uma das estruturas derivadas de um dos segmentos da coluna vertebral, pode, eventualmente dar origem a sintomas em qualquer estrutura desse mesmo segmento. Assim, lesões viscerais podem dar origem a alterações em outras áreas mais distantes, por exemplo, problemas do fígado e vesícula biliar podem refletir nos segmentos dorsais médios e inferiores direitos ou na região retal superior direita.


O conceito terapêutico fundamental da massagem do tecido conjuntivo é que, considerando-se que uma patologia visceral acarreta alterações nos tecidos conjuntivos da pele em zonas bem definidas (reflexo víscero-cutâneo), o tratamento dos tecidos conjuntivos da pele de uma zona definida poderia gerar efeitos em outras estruturas que são derivadas de um mesmo segmento vertebral (reflexo cutâneo-vísceral).


Com base em todos esses conceitos é que foi elaborada a Massagem Reflexa Dorsal como forma de tratamento de diversos sintomas além dos benefícios obtidos pela massagem tradicional.