sexta-feira, 24 de julho de 2009

- Indicações e Contra-Indicações da Massagem

Indicações Gerais
.
- Prevenção e controle do estresse e ansiedade;
- Disfunções orgânicas;
- Processos álgicos associados ou não a um tônus muscular fraco;
- Sono excessivo ou episódios freqüentes de insônia;
- Metabolismo lento;
- Cansaço ou esgotamento físico;
- Desânimo;
- Desmotivação e perda de forças para realizar as atividades cotidianas, além de diversos outros.
Em termos psicológicos e emocionais, os seus efeitos calmantes e tranquilizantes contribuem decisivamente para a melhoria do bem estar das pessoas.
.
Contra-Indicações
.
Embora, geralmente traga muitos benefícios, a massagem pode ser contra-indicada em alguns estados patológicos.
.
A massagem é contra-indicada se a pessoa massageada apresentar algum sintoma de erupção cutânea, como bolhas, feridas e escabiose, ou contusões, varizes, febre, articulações inflamadas, tumores e inchaços não diagnosticados, fraturas não solidificadas, osteoporose severa, além de problemas cardiovasculares como trombose ou outros males circulatórios e terapias com anti-coagulantes. Insuficiência Renal igualmente é uma contra - indicação para a massagem profunda ou Drenagem Linfática

Segundo Elaine e Rinaldo Guirro, existem patologias em que a massagem é contra-indicada devido ao perigo de acentuá-las ou mesmo propagá-las a outros tecidos. Segue a lista de contra-indicações mais comuns:
- Tumores benignos ou malignos;
- Distúrbios circulatórios (flebite, tromboflebite, etc);
- Inflamação aguda;
- Doenças de pele (eczema, acne, furúnculos, ulcerações, etc);
- Hiperestesia da pele;
- Gravidez (massagens abdominais);
- Processos infecciosos;
- Fragilidade capilar

Entretanto, a maior parte das contra-indicações encontradas na literatura são apenas relativas, isto é, proibidas para alguma técnica, manobra ou região específica.
.
Na maioria dos casos em que há contra-indicações, a massagem deve ser evitada apenas nos tecidos ou regiões afetados. As informações obtidas na anamnese são utilizadas para avaliar a adequação do tratamento por massagem. Além disso, cada região do corpo deve ser examinada para averiguação de qualquer sinal ou indício de possíveis contra-indicações, seja elas menores ou de natureza mais séria. Ainda que algumas condições sejam mais obviamente contra-indicadas que outras, é sempre aconselhável uma prévia discussão com o médico do cliente.
.
A razão para uma abordagem cautelosa é apenas visando eliminar a possibilidade de exacerbar a gravidade ou o número de complicações de uma patologia presente.
.
O importante é que o profissional da massagem tenha suficiente conhecimento sobre anatomia e patologia, a fim de tomar decisões lúcidas sobre a adequação do tratamento de massagem.