sexta-feira, 24 de julho de 2009

- Efeitos Fisiológicos da Massagem

Efeitos Fisiológicos e Psicológicos da Massagem

- Aumento da circulação sangüínea e linfática
- Aumento do fluxo de nutrientes
- Reabsorção de acúmulos metabólicos
- Estimulação do processo de cicatrização
- Alívio da dor
- Aumento da amplitude de movimento
- Aprofundamento transitório da respiração
- Tonifica os órgãos internos
- Relaxamento físico
- Alívio da ansiedade/tensão (estresse)
- Favorece condições da calmaria psíquica Estimulação da atividade física, sensação geral de bem-estar (conforto)

EFEITOS FISIOLÓGICOS DA MASSAGEM

I. Efeitos sobre a Pele
a) Melhora a permeabilidade dos poros;
b) Melhora a circulação;
c) Aumenta a hidratação da pele;
d) Aumenta a elasticidade da pele e de estruturas abaixo desta;
Atua ainda sobre as terminações nervosas sensitivas, diminuindo sua hipersensibilidade, aliviando assim algumas dores. Nas fraturas, após a retirada do gesso, a massagem atua provocando descamação das células mortas. Nas aderências e cicatrizes, os movimentos de fricção são úteis para diminuí-las.


II. Efeitos na Circulação Sangüínea
a) melhora a circulação cutânea, principalmente artérias e veias superficiais e capilares linfáticos;
b) ajuda o intercâmbio de líquidos tissulares da epiderme;
c) aumenta a nutrição dos tecidos e elimina produtos de fadiga e inflamação.
d) Além disso, foi observado efeitos sobre os Componentes Sangüíneos com o aumento das hemácias por aumento da circulação local.





III. Efeitos sobre a Circulação Linfática

Nos capilares linfáticos da pele e tecido subcutâneo, a linfa pode mover-se em qualquer direção. Seu movimento depende das forças externas do sistema linfático (gravidade, contração muscular, movimento passivo e massagem).



Se houver obstrução em qualquer parte dos vasos linfáticos profundos, ainda é possível manter os vasos linfáticos superficiais abertos, e se a parte é massageada e lhe é oferecida a oportunidade de drenar pela gravidade (a linfa se moverá através dos canais).


IV. Efeitos sobre o Tecido Muscular
O que se visa alcançar pela massagem é manter os músculos no melhor estado de nutrição, flexibilidade e vitalidade para que depois da recuperação de um trauma ou doença, o músculo possa funcionar em seu máximo potencial.A massagem não aumenta a força muscular, mas aumenta a circulação sanguinea e linfática, assim sendo o músculo em questão receberá um maior aporte de sangue oxigenado, e ai sim terá maior resposta as atividades que esta executando. A fibrose ocorre em músculos imobilizados, lesionados ou desnervados e pode provocar contraturas.
O músculo se encurta por falta de elasticidade do tecido fibroso e por formação de aderências entre as capas de tecido conjuntivo. É possível que a massagem ao exercer tensão sobre o tecido fibroso previna a formação de aderências e quebre pequenas aderências já formadas.


V. Efeitos sobre o Tecido Adiposo.
É o tecido que se acha logo abaixo da pele, vasos sangüíneos e linfáticos circulam em sua superfície. É constituído de fibras elásticas e células conjuntivas. A massagem sobre este tecido repara os males causados pela insuficiência circulatória (varizes e celulite). A massagem no tecido celular subcutâneo adiposo localizado facilita mobilização de líquidos corporais, aumentando assim em alguns casos, a diurese e o trabalho intestinal.
.
VI. Efeitos sobre o Metabolismo
Incremento do metabolismo geral decorrente do aumento da circulação sanguinea nas regiões da massagem.


VII. Efeitos sobre o Sistema Nervoso
Foi constatada que a dor causada por massagem intensa diminui de forma gradual à medida que se continua o tratamento por algum tempo.
O efeito sedativo geral provavelmente é decorrente da atuação sobre o sistema nervoso central em forma local sobre os nervos sensitivos e talvez motores.
Quem nunca friccionou as mãos em alguma região dolorida do corpo obtendo algum tipo de alívio?